Thursday, January 20, 2005

País limpo e mais rico!

Na sequência de um post no NeuralConnection vou escrever esta ideia que já tinha há mais de um ano.

Fazer de Portugal um centro de competências e soluções na área do ambiente a nível mundial. O governo deveria tentar criar vários programas de apoio a empresas que queiram apresentar soluções na área do ambiente, mas, também establecer programas de investimento estrutural para melhorar as praticas ambientais ao nível nacional.

Trata-se de uma ideia a ser aplicada a nível nacional, de forma a que teria de ser apoiada com uma visão de longo prazo por vários governos consecutivos. Os resultados serão a longo prazo, mas, sempre com o intuito de que o ambiente e as soluções para os seus problemas terão uma importância cada vez maior no mundo.

Por exemplo, investir de forma corajosa em investigação relacionada com o ambiente, seja melhor utilização de recursos naturais finitos, como a água potável, ou mesmo na investigação de novas formas de energia ou formas mais amigáveis do ambiente de embalar produtos ou limpar pratos ;-).

Uma área estrutural que precisa de investimento é certamente a utilização de água potável no consumo humano. Porque é que não se investe seriamente em sistemas de canalização que separem a água para consumo da água para higiene e para o autoclismo (esta poderia ser reutilizada a partir da anterior)? Fazer um programa piloto num munícipio ou num par de hurbanizações traria imediatamente competências às empresas envolvidas, que posteriormente poderiam comercializar as soluções encontradas e mesmo exportá-las!

Naturalmente, o que os governos acham importante é o TGV, uma nova ponte ou tunel no Tejo e etc. Mas, isto não vai diferenciar o país de forma significativa, assim, como milhares de Kms de auto-estradas também não o fizeram! Aliás, devido a não se ter investido no transporte ferroviário, temos hoje de importar muito mais energia e carros. Tanto uns como outros afectam negativamente o ambiente e a balança comercial...

Assim, penso que existe uma oportunidade clara para criar um cluster de inovação em Portugal que poderá melhorar em muito o nosso país. Se ouvi bem, o projecto do TGV custará algo como 3.000 milhões de euros até 2012. Acho que com metade esta ideia poderia trazer muito mais benefício dentro do mesmo intervalo de tempo.

Como hoje todos sabemos da Finlândia como tendo uma marca forte ao nível das telecomunicações móveis, acredito que em duas décadas poderíamos fazer o mesmo para Portugal ao nível do ambiente. Os ganhos de imagem do país repercutiriam-se imediatamente em outras áreas de interesse estratégico como o turismo. Certamente o hurbanismo e a gestão energética nacional também sairiam benificiadas.

7 Comments:

At 11:55 AM, Blogger Biranta said...

Vim até aqui de "neural Connection". Na verdade o Apelo foi publicado por cerca de 30 blogs.
Não sei se você tem a noção exacta do lugar das medidas que preconiza, mas devo dizer-lhe que elas fariam parte dum "pacote" de medidas que eu implementaria para fazer-nos sair da crise rapidamente. No meu blog existem vários posts acerca deste assunto, a maior parte deles já arquivados.
É uma discussão que tem de ser aprofundada, sobretudo porque é positiva e sai da "tradicional" maledicência gratuita.

 
At 11:56 PM, Blogger NeuroGlider said...

Eu concordo em absoluto contigo. E digo mais não é apenas no ambiente que podiamos criar estes clusters na biotecnologia e no campo das ciencias da vida também. Recentemente li um artigo na Visão em que uma equipa portuguesa da faculdade de medicina em Coimbra tinha desenvolvido uma tecnica para curar queimaduras extremas que teve de ser vendida a suiços porque em Portugal ninguem quis investir para se fazer um produto e patentiar a tecnica. È assim que Portugal vai......
È como eu digo o ultimo dirigente portugues que verdadeiramente apostou nas nossas capacidades individuais e nos motivou pa trabalhar juntos (grande problema nacional - pais de pequeneses) foi o Infante D.Henrique e vé lá onde é que fomos.
Infelizmente eu sou mais pessimista que tu, Luis. Eu bem queria que isto fosse em frente mas apostava que mal empresas dessas aparecessem os políticos nacionais pa ajudar os amigos criariam as leis mais absurdas para impedir que novos empresários pudessem surgir. O exemplo que tens hoje em dia sobre isto é a energia eólica e solar. Até 2010 40% da energia consumida em Portugal tem de ser de energias renováveis mas existe uma lei ambiental que diz que um produtor de energias renováveis apenas pode vender á EDP ( que dp distribui) 10% da energia que consome!!!!! Estás a ver o que eu tou a dizer!! Como é que um produtor de energia só pode vender 10% do que produz!!! NAo faz sentido mas em Portugal faz. Que não podemos prejudicar a EDP que eles sao uns coitadinhos.
Estás a ver o que temos de enfrentar!

 
At 10:52 AM, Blogger Biranta said...

Tudo se consegue, quandop se persiste o suficiente.
Temos de enfrentar? Pois então enfrentemos, sem vacilar!

 
At 10:31 PM, Blogger NeuroGlider said...

Ó Luis vé este post "O maior gerador eólico do mundo!" em http://ofunil.blogs.sapo.pt/. Interessante e dentro destas politicas e ideias discutidas aqui!
Um abraço e Bjs aí pás mulheres da casa.

 
At 4:49 AM, Blogger euluis said...

Bem, neuro, este blog está espectacular!!! Obrigado :-))
O que é que ele vai fazer agora? O Sócrates ainda não se revelou...

 
At 2:47 PM, Blogger Biranta said...

Queria sugerir mais uma visita ao meu blog, SOCIOCRACIA, onde coligi uma série de elementos sobre "o Negócio do Medo". Há para todos os gostos, desde os factos fortemente indiciados, até "teorias da conspiração", plausíveis. Tudo para demonstrar que há muita gente cuja consciência está a ser "agredida" pela campanha de medo da comunicação social e pela censura cerrada e cretina a este tipo de notícias... Peço a todos que divulguem, de modo a criar uma corrente que não possa mais ser ignorada...

 
At 9:00 PM, Blogger Sílvia said...

Muito bem, serviço publico!

 

Post a Comment

<< Home